Dicas de vinhos para as ceias de Natal e Réveillon – Confraria do Vinho
Confraria do Vinho Itapema realiza edição inédita em dezembro
3 de dezembro de 2018
Confraria do Vinho Itapema encerra temporada com vinho à beira da piscina
6 de dezembro de 2018
Exibir tudo

Dicas de vinhos para as ceias de Natal e Réveillon

(Foto Daniel Conzi)

Em poucos dias será a hora de montar a mesa para as ceias de Natal e Ano Novo. Começar a pensar no cardápio a ser servido e nas bebidas que serão servidas com antecedência é garantia para acertar em cheio e agradar os convidados. Uma dica que sempre dá certo para as festas de final de ano é apostar em vinhos e espumantes para acompanhar as ceias. Um prato que normalmente é a vedete das ceias de Natal é o peru. Segundo o especialista em vinhos da Decanter, Renato Rita, responsável por apresentar a seleção de vinhos da Confraria do Vinho Itapema, o peru de natal é bem flexível. “Ele vai bem com brancos encorpados como chardonnay, rosés e tintos leves como pinot noir ou gama”.

O Vinho tinto também pode (e deve!) fazer parte da ceia. O especialista recomenda apostar em rótulos feitos a partir de uvas nobres como: Cabernet Franc, Merlot e Cabernet Sauvignon. “É importante lembrar que não são todos os rótulos feitos destas uvas que harmonizam com os pratos natalinos. As opções ideais são as menos encorpadas, com taninos macios, que facilitam a harmonização com a grande variedade de pratos servidos na ceia”.

Outra aposta perfeita são os vinhos brancos e rosés. Além de combinarem com o calor, típico desta época, eles harmonizam com carnes suínas, risotos e carnes brancas.

Já a grande estrela das festas de fim de ano, é o espumante. ele está presente na maioria dos brindes desta época. Ele também pode ser uma boa opção para toda a ceia. Renato Rita dá uma dica valiosa para esta época: “para momentos especiais, vinhos especiais”. E completa: “No Ano Novo, o espocar das rolhas de espumante fazem o clima, mas abrir aqueles vinhos mais caros e ou especiais, se houver uma ceia ou jantar mais elaborado é uma ótima pedida”.

Outra dica do especialista é curtir a preparação a ceia tanto de Natal quanto de Ano Novo desde o seu planejamento. “Quando começar a pensar nos convidados e nos pratos, pense também nos vinhos. Como você programa uma viagem. Desde o início, vá pesquisando. Isso fará toda a diferença na degustação”.

Dica do especialista:

“O espumante mais elogiado pela crítica nos últimos dois anos é o Lírica Crua. Um espumante original, 100% seco que obteve 92 pontos no principal guia da América do Sul e tem ótimo preço, ao redor de 70 reais”.

A última edição da Confraria do Vinho Itapema acontece hoje, na Alameda Casa Rosa, com patrocínio da Decanter, Bellacatarina, Acqualive SC e Grupo Geração. Além disso, conta com apoio da Galeria de Arte Luciano Martins e Flor de Liz. 

+ Última edição da Confraria do Vinho Itapema 2018 

6ª edição: 5 de dezembro

Horário de início: 20h

Local: Alameda Casa Rosa (Rod. Admar Gonzaga, 3.401 – Itacorubi, Florianópolis)

Ingressos: pelo site Blueticket e também nos pontos de venda: loja física da Blueticket (Beiramar Shopping), Siqlo (Beiramar Shopping), Bellacatarina (Av. Beiramar Norte, 5.036) e Decanter (R. Herman Blumenau, 207)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *