Saiba como os sentidos colaboram na degustação do vinho – Confraria do Vinho
Sua Casa Viva e a Cores. Tropicalize-se!
30 de novembro de 2018
Confraria do Vinho Itapema realiza edição inédita em dezembro
3 de dezembro de 2018
Exibir tudo

Saiba como os sentidos colaboram na degustação do vinho

O corpo humano é dotado de cinco sentidos que lhe possibilita interagir com o mundo exterior. Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso. Esses sentidos são essenciais para a degustação do vinho. Conheça como eles ajudam nessa prazerosa tarefa da degustação.

1.Visão: A visão é essencial para a degustação do vinho. Ela nos ajuda a identificar a idade do vinho e sua qualidade. Nos tintos, a coloração diz muito sobre eles. Um vinho mais jovem é mais vermelho violáceo (roxo). Já em processo de envelhecimento vai migrando para vermelho rubi, vermelho granada, que se aproxima do marrom, até chegar no vermelho alaranjado. Quanto mais escuro é o vinho, mais encorpado e mais tânico ele é. Quanto mais viva for sua cor, mais ácido e jovem. Quanto mais pálida, menos ácido e mais velho.

Os vinhos brancos jovens tem a cor mais esverdeada. Quando vão envelhecendo passam a ser amarelados ou dourados. Se o vinho branco estiver muito escuro, desconfie, pois pode apresentar algum problema. Já os rosés ganham de todos no quesito visão. Os rosas produzidos variam do rosa pêssego ao rosa salmão e rosa cereja.

2.Olfato: O cheiro do vinho diz muito sobre ele. É por isso que é um dos sentidos mais importantes na degustação. É para liberar seus aromas que se gira a taça. Logo após o movimento, leva-se o nariz próximo à taça inclinada para sentir todo o buquê que o vinho libera. O olfato nos permite identificar aromas da uva, outras frutas, flores, ervas, especiarias, amadeirados, frutos secos e até tostados.

3.Paladar e tato: O paladar e o tato andam juntos nesta etapa da degustação. Eles confirmam ou não o que foi visto e sentido pelo aroma. O paladar do vinho pode ser doce, ácido, amargo, salgado, e acima de tudo saboroso ou delicioso. As sensações táteis proporcionadas pelo vinho também são sentidas no momento que se prova. Aqui se nota a consistência, textura e corpo e dá ao vinho adjetivos como leve, médio ou encorpado. Ainda no tato sente-se se o vinho é fluído, áspero, macio, adstringente e tânico. E também se observa a temperatura.

Que tal experimentar aguçar os sentidos na última edição da Confraria do Vinho Itapema de 2018?

O ingressos estão disponíveis pelo site Blueticket, no valor de R$ 180,00 por pessoa com passaporte livre para todo o menu do jantar e para as harmonizações com vários rótulos. Em todas as edições o artista plástico Luciano Martins, parceiro do evento, pinta um quadro que é sorteado entre os participantes. A Confraria do Vinho Itapema 2018 tem patrocínio da Decanter, Bellacatarina, Acqualive SC e Grupo Geração, com apoio da Galeria de Arte Luciano Martins, Flor de Liz e parceria com a Alameda Casa Rosa.

+ Última edição da Confraria do Vinho Itapema 2018

 6ª edição: 5 de dezembro

Horário de início: 20h

Local: Alameda Casa Rosa (Rod. Admar Gonzaga, 3.401 – Itacorubi, Florianópolis) 

Ingressos: pelo site Blueticket e também nos pontos de venda: loja física da Blueticket (Beiramar Shopping), Siqlo (Beiramar Shopping), Bellacatarina (Av. Beiramar Norte, 5.036) e Decanter (R. Herman Blumenau, 207)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *