Confraria do Vinho Itapema realiza edição inédita em dezembro – Confraria do Vinho
Saiba como os sentidos colaboram na degustação do vinho
3 de dezembro de 2018
Dicas de vinhos para as ceias de Natal e Réveillon
5 de dezembro de 2018
Exibir tudo

Confraria do Vinho Itapema realiza edição inédita em dezembro

(Foto Daniel Conzi)

Para que vinho e calor sejam uma combinação perfeita, o segredo está na escolha. A dica é da Confraria do Vinho Itapema, que realiza este ano a sua primeira edição no mês de dezembro, na próxima quarta-feira, dia 5. “A última edição desta temporada acontece justamente quando as temperaturas começam a esquentar e vamos aproveitar para mostrar combinações que têm tudo a ver com a estação”, explica Renato Rita, especialista em vinhos da Decanter.

O cardápio e os rótulos foram todos pensados para garantir uma experiência diferenciada e harmonização com o verão. Os sommeliers da Decanter fizeram uma seleção de grande estilo, para marcar e deixar saudades.

O espumante brasileiro Lírica Crua, do Noroeste do Rio Grande do Sul volta para brindar o sucesso do evento, e dará as boas-vindas, além de acompanhar o coquetel volante. “De uma complexidade incomum, mantém toda a exuberância que as leveduras presentes podem conferir. Uma experiência marcante e inesquecível”, explica a sommelier Regina Essenburg.

Para o jantar criado pelo chef Renato Stumpf, uma viagem envolvente à França, ao encontro do produtor Jean-Claude Mas, visto como um furacão de ideias. Com uma energia revolucionária ele é, provavelmente, o produtor de maior sucesso dos últimos anos do Languedoc Roussillon, utilizando agricultura orgânica.

Com o salmão grelhado, risotto milanês e gremolata, o descontraído Claude Val Rosé, exala o seu frescor e equilíbrio. “Um vinho para todos os momentos, em especial no verão”, explica Essenburg.

O prato principal – filé mignon, purê de mandioquinha, velouté de alcachofra e azeitona preta, será harmonizado com Paul Mas Carignan Vieilles Vignes. Um vinho que encanta pela integração da fruta madura às especiarias e chocolate, com taninos aveludados e convidativo a muitos goles.

Para finalizar com muito glamour, com a sobremesa de chocolate 70%, aceto balsâmico e morango, o enigmático Mas de Mas Maury, complexo e muito elegante, com frutas negras maduras, violeta, figos maduros e chocolate.

Os ingressos para a próxima edição da Confraria do Vinho Itapema de 2018 estão disponíveis pelo site Blueticket. O valor de R$ 180,00 por pessoa é um passaporte livre para todo o menu do jantar e para as harmonizações com vários rótulos. Em todas as edições o artista plástico Luciano Martins, parceiro do evento, pinta um quadro que é sorteado entre os participantes. A Confraria do Vinho Itapema 2018 tem patrocínio da Decanter, Bellacatarina, Acqualive SC e Grupo Geração, com apoio da Galeria de Arte Luciano Martins, Flor de Liz e parceria com a Alameda Casa Rosa.

+ Última edição da Confraria do Vinho Itapema 2018

6ª edição: 5 de dezembro

Horário de início: 20h

Local: Alameda Casa Rosa (Rod. Admar Gonzaga, 3.401 – Itacorubi, Florianópolis)

Ingressos: pelo site Blueticket e também nos pontos de venda: loja física da Blueticket (Beiramar Shopping), Siqlo (Beiramar Shopping), Bellacatarina (Av. Beiramar Norte, 5.036) e Decanter (R. Herman Blumenau, 207)

Confira o menu

Coquetel volante

Creme de shiitake e vinagrete de abacaxi assado

Maionese de camarão e gazpacho de pepino com wasabi

Salmão curado, pão campanha e creme azedo

Pargo, ratatouille, aioli e presunto de parma

Ravióli de cacau com cordeiro e beterraba

Harmonização: Lirica Crua – Cave Hermann – Serra Gaúcha/Brasil

Primeiro prato

Salmão grelhado, risotto milanês e gremolata

Harmonização: Claude Val Roe – Paul Mas – Languedoc/França (orgânico)

Segundo prato

Filé mignon, purê de mandioquinha, velouté de alcachofra e azeitona preta

Harmonização: Paul Mas Carignan Vielles Vignes – Languedoc/França

Sobremesa

Chocolate 70%, aceto balsâmico e morango

Harmonização: Mas de Mas Maury – Paul Mas – Languedoc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *