Decanter: para realçar aroma e sabor – Confraria do Vinho
Taça para espumante: qual a última tendência?
5 de novembro de 2018
Conheça as uvas brancas brasileiras
9 de novembro de 2018
Exibir tudo

Decanter: para realçar aroma e sabor

(Foto: Divulgação)

Quem é apreciador de vinho certamente já tomou a bebida servida a partir de um decanter. A peça vem sendo utilizada cada vez mais pelos amantes do vinho. Mas você sabe realmente para que serve?

Para começar é necessário entender de onde surgiu o decanter. A peça começou a ser utilizada há muitos anos, antes do surgimento das garrafas, quando os vinhos eram comercializados em barricas, e tinha apenas o objetivo de servir. Na época ele era de cerâmica, de bronze, prata e até de ouro. Foram as romanos os primeiros a usar a peça em vidro.

Além de servir, o decanter ganhou outras funcionalidades que passaram a ser descobertas com a sua utilização.  Ele serve para separar os possíveis sedimentos acumulados no fundo da garrafa e para oxigenar o vinho.

Vinhos mais antigos normalmente precisam do decanter para fazer separação dos pequenos sedimentos que se acumulam na garrafa. Essa decantação ajudará a não ter contato com esses resíduos.

Já a função mais comum hoje em dia é a oxigenação. Ao colocar o vinho tinto no decanter o ideal é que ele escora pelas paredes da peça. Vinhos jovens podem ser consumidos em seguida. Vinhos mais antigos precisam de mais tempo para que o sabor e aroma sejam realçados e se consiga extrair o máximo da bebida.

Em Florianópolis, a Confraria do Vinho Itapema é um ótimo momento para apreciar bons vinhos e espumantes e aprender mais sobre a bebida, sendo que o último encontro do ano está marcado para o dia 05 de dezembro, na Alameda Casa Rosa. O evento, que completou 10 anos em 2018, tem patrocínio da Decanter, Bellacatarina, Acqualive SC e Grupo Geração, com apoio da Galeria de Arte Luciano Martins, da Flor de Liz e parceria com a Alameda Casa Rosa.

Os ingressos para a sexta edição são limitados e estão disponíveis pelo site Blueticket e também nas lojas físicas da Blueticket e da Siqlo, no Beiramar Shopping, na Bellacatarina e na Decanter Florianópolis. A Alameda Casa Rosa conta com estacionamento próprio, para maior conforto dos participantes. 

+ Próximas datas da Confraria do Vinho Itapema 2018

-> 05 de dezembro – 6ª edição

Horário de início: 20h

Local: Alameda Casa Rosa (Rod. Admar Gonzaga, 3.401 – Itacorubi, Florianópolis)

Quanto: R$ 180,00

Ingressos: pelo site Blueticket e também nos pontos de venda: loja física da Blueticket (Beiramar Shopping), Siqlo (Beiramar Shopping), Bellacatarina (Av. Beiramar Norte, 5.036) e Decanter (R. Herman Blumenau, 207)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *