Vinhos e suas temperaturas: qual a ideal? – Confraria do Vinho
Se borbulha é champanhe?
8 de outubro de 2018
5 Passos para ter uma experiência de excelência (e maravilhosa)
15 de outubro de 2018
Exibir tudo

Vinhos e suas temperaturas: qual a ideal?

(Foto Daniel Conzi)

Há uma grande variedade de vinhos disponíveis no mercado e para cada um deles existe uma temperatura ideal para servir e saborear. A máxima que vinho deve ser servido em temperatura ambiente já está ultrapassada, pelo menos em países tropicais como o Brasil e no verão dos países europeus.

O ideal para vinhos tintos é estarem entre 16° e 18°. Uma média difícil de ser alcançada mesmo no Sul do Brasil. Talvez no inverno, mas no verão impossível. Para os vinhos brancos a temperatura ideal gira em torno de 6° e 12°. Já para os espumantes e brancos doces o ideal é 6°. E os rosés 8°.

Mas como alcançar essas temperaturas? Para os mais experientes e exigentes o ideal seria um termômetro, mas algumas dicas podem possibilitar uma experiência rica e saborosa. Para os tintos, se temperatura estiver acima do ideal, o álcool fica muito evidente. Então a dica é resfriar ele um pouco mais que a temperatura recomendada e ir degustando aos poucos. Se esquentar, volta a colocar na geladeira, freezer ou balde de gelo. Assim você conseguirá encontrar o equilíbrio para o seu tinto.

Para os brancos, rosés e espumantes o ideal é manter na geladeira e um pouco antes de servir resfriar no freezer. Assim fica mais fácil chegar aos 6°, ideais para o consumo. Mas não mantenha seu vinho por muitos dias na geladeira, pois a vibração do eletrodoméstico pode não fazer bem à bebida.

O ideal do ritual do vinho é não ter pressa, serve para aguçar o paladar e preparar o clima para uma grande experiência. E oferecer o espaço ideal para esse momento é uma das propostas da Confraria do Vinho Itapema, que estreou em junho e segue até novembro com mais 2 edições. O evento tem patrocínio da Decanter, Bellacatarina, Acqualive SC e Grupo Geração, com apoio da Galeria de Arte Luciano Martins, da Flor de Liz e parceria com a Alameda Casa Rosa. Os ingressos para a segunda edição são limitados e estão disponíveis pelo site Blueticket e também nas lojas físicas da Blueticket e da Siqlo, no Beiramar Shopping, na Bellacatarina e na Decanter Florianópolis. A Alameda Casa Rosa conta com estacionamento próprio, para maior conforto dos participantes.

+ Próximas datas da Confraria do Vinho Itapema 2018

-> 25 de outubro – 5ª edição

-> 05 de dezembro – 6ª edição

Horário de início: 20h

Local: Alameda Casa Rosa (Rod. Admar Gonzaga, 3.401 – Itacorubi, Florianópolis)

Quanto: R$ 180,00

Ingressos: pelo site Blueticket e também nos pontos de venda: loja física da Blueticket (Beiramar Shopping), Siqlo (Beiramar Shopping), Bellacatarina (Av. Beiramar Norte, 5.036) e Decanter (R. Herman Blumenau, 207)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *